Uma frente fria prevista para segunda-feira (23) deve provocar uma série de eventos climáticos severos no Sul do Brasil e em parte do Centro-Oeste e Sudeste. A atuação do sistema começa com chuvas em regiões do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e a faixa sul de São Paulo, com possibilidade de tempestades localizadas.
Além das precipitações, a frente fria derrubará as temperaturas em praticamente toda a Região Sul e também atingirá áreas do sudeste do Mato Grosso, sul de Rondônia, Acre e interior de São Paulo, configurando mais um episódio de friagem — o quarto do ano.
Na noite de segunda, há chance de neve nas serras gaúcha e catarinense, embora de forma localizada. Já na terça-feira (24), o frio deve se intensificar ainda mais, com formação de geadas amplas nos três estados do Sul. As regiões serranas e o sul do Paraná devem registrar geadas moderadas a fortes.
Na quarta-feira (25), as temperaturas continuarão baixas, com risco de geada persistente e avanço do frio para áreas do Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata, sul do Espírito Santo e sul de Goiás. A massa de ar polar, porém, começará a perder força gradativamente a partir desta data.