24/09/2021 às 13h50min - Atualizada em 24/09/2021 às 13h50min

Cai a confiança do consumidor brasileiro na melhora da economia

A confiança do consumidor brasileiro na economia do país é a menor desde abril de 2021. Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica um recuo de 6,5% em setembro comprado com agosto.

O indicador vai de zero a 200 pontos e estamos em 75,3, muito abaixo da expectativa ou da confiança necessária para promover o reaquecimento da economia. Um outro indicador, o Índice de Situação Atual também caiu. No caso, 1 ponto. E o Índice de Expectativas recuou ainda mais: 9,8 pontos, descendo para 81,1 pontos totais.

A Agência Brasil diz em seu texto sobre o assunto que “houve piora tanto na percepção dos consumidores brasileiros sobre as expectativas em relação aos próximos meses e quanto em relação à situação atual”.

A pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt afirma que “a confiança dos consumidores brasileiros caiu expressivamente em setembro, confirmando a interrupção da tendência de recuperação iniciada em abril, após a segunda onda de covid-19. A queda foi determinada pela combinação de fatores que já vinham afetando a confiança em meses anteriores, como a inflação e desemprego elevados, e de novos fatores, como o risco de crise energética e o aumento da incerteza econômica e política com impacto mais acentuado sobre as expectativas em relação aos próximos meses”.


Da Redação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.