Brasil suspende exportações de carne de frango para ao menos 17 países após foco de gripe aviária

Medida segue protocolos sanitários internacionais após confirmação de caso da doença em aves comerciais no município de Montenegro

- Da Redação, com CarneTec
21/05/2025 08h26 - Atualizado há 1 semana
Brasil suspende exportações de carne de frango para ao menos 17 países após foco de gripe aviária
Foto: reprodução

As exportações de carne de frango de todo o Brasil foram suspensas para ao menos 17 destinos internacionais após a confirmação do foco de gripe aviária de alta patogenicidade em -aves comerciais na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada -pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em coletiva de imprensa na terça-feira (20).

A medida segue os protocolos sanitários firmados com os países importadores e resultou na -interrupção da emissão de certificados sanitários, mesmo nos casos em que os parceiros -comerciais ainda não haviam se manifestado oficialmente. Segundo o ministro da Agricultura, -Carlos Fávaro, a suspensão é preventiva e visa manter a credibilidade do Brasil no mercado -internacional. “Nós temos um protocolo e então paramos de emitir o certificado porque estamos cumprindo um acordo que temos”, explicou.

Entre os países que tiveram as exportações de carne de frango suspensas estão China, União -Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, Marrocos, Paquistão, Sri Lanka, República Dominicana, -Bolívia, México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Argentina, Uruguai e Malásia. Até o momento, -apenas 11 desses destinos haviam notificado oficialmente o Mapa sobre a suspensão das compras.
 

Outros países adotaram medidas mais restritas e localizadas. Cuba e Bahrein suspenderam -temporariamente a importação apenas da carne de frango proveniente do estado do Rio Grande do Sul, enquanto Cingapura interrompeu as compras de produtos originados num raio de 10 km do foco detectado.
 

Apesar do impacto inicial, o Mapa informou que o efeito nas exportações pode ser limitado. Isso- porque alguns dos protocolos estabelecem restrições apenas para áreas próximas ao foco da- doença. Como não há unidades processadoras de carne de frango com registro federal (SIF) na região de Montenegro, mercados como Japão e Cingapura, por exemplo, devem manter os fluxos comerciais praticamente inalterados.
 

O secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Marcel Moreira, afirmou que um mapeamento detalhado das restrições para cada país ainda está em andamento, incluindo também produtos como ovos e material genético. No caso dos Estados Unidos, foi -confirmada a suspensão das compras de material genético do Rio Grande do Sul, mas as exportações de ovos foram mantidas.
 

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e mantém relações comerciais com mais de 160 países no setor avícola. A pasta reforçou que está monitorando a situação de forma contínua e adotando todas as medidas necessárias para contenção da doença e retomada gradual dos mercados afetados.

 

 


Notícias Relacionadas »