Peixe BR critica decisão do governo de liberar importação de tilápia do Vietnã

POR ESTADÃO CONTEÚDO
25/04/2025 11h13 - Atualizado há 13 horas

São Paulo, 25 - A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) disse considerar "imprudente" a decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de revogar a suspensão da importação de tilápia do Vietnã. Em nota, a entidade lembra que a importação havia sido suspensa pelo governo brasileiro por meio do Despacho Decisório nº 270, de 9 de fevereiro de 2024, com base em alertas sanitários feitos pela Peixe BR, que representa a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil.

A revogação da suspensão, tratada pelos governos do Brasil e do Vietnã, foi formalizada por meio do Despacho Decisório nº 379, de 23 de abril de 2025.

Segundo a Peixe BR, os alertas se referiam "à presença do vírus TiLV - uma enfermidade infecciosa e altamente contagiosa entre os peixes - além de práticas industriais que não atendem às normas sanitárias brasileiras".

Para a entidade, a revogação da suspensão desconsidera os riscos sanitários apontados anteriormente. "A reversão da medida, sem garantias de que tais riscos tenham sido plenamente mitigados, representa uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores brasileiros", afirma.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO
Notícias Relacionadas »