Preço do biodiesel atinge menor nível em quase cinco meses no Brasil

Queda no valor do óleo de soja e safra recorde pressionam biocombustível; mistura maior segue incerta

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
21/03/2025 09h10 - Atualizado há 1 semana
Preço do biodiesel atinge menor nível em quase cinco meses no Brasil
Foto: reprodução

Os preços do biodiesel no Brasil caíram quase 7% no acumulado de 2025, atingindo o menor patamar desde outubro de 2024, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O recuo é impulsionado pela queda das cotações internacionais do óleo de soja, principal matéria-prima do biocombustível, e pela safra recorde de soja no país.
 

O valor médio do biodiesel foi registrado em 5,797 reais por litro, refletindo a pressão do mercado de soja e a manutenção da mistura obrigatória de 14% no diesel, que deveria ter subido para 15% em março, mas foi mantida pelo governo para evitar pressões inflacionárias.
 

Segundo Leonardo Rossetti, analista de inteligência de mercado da StoneX, a queda nos preços do óleo de soja já reflete a postergação do aumento da mistura. Apesar disso, há expectativa de crescimento moderado na demanda por biodiesel, puxada pelo aumento do mercado de diesel, mas aquém das expectativas iniciais.
 

A produção de soja no Brasil, que deve alcançar 170 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação à última temporada, e a queda de mais de 10% no preço do óleo de soja na Bolsa de Chicago criam um cenário de possível alívio nos custos para a produção de biodiesel. Empresas como Oleoplan, Be8, Potencial, Olfar, JBS e Três Tentos, responsáveis por cerca de 50% das vendas do biocombustível em 2024, podem se beneficiar dessa conjuntura.
 

Eduardo Oliveira de Melo, sócio-diretor da Raion Consultoria, aponta que a combinação da queda no preço do petróleo e a valorização do real poderiam abrir espaço para um corte no preço do diesel pela Petrobras, além de favorecer uma eventual retomada da mistura de 15% de biodiesel. Segundo Melo, a mudança para B15 representaria um impacto de apenas 2 centavos no preço médio do diesel com biodiesel.
 

Para o consultor, o governo poderia aproveitar o momento para reduzir o preço do diesel fóssil, o que mitigaria possíveis efeitos de um aumento na mistura obrigatória. A Raion estima que a Petrobras teria espaço para reduzir em até 40 centavos de real o preço do diesel nas refinarias.

 

 


Notícias Relacionadas »