Frete registra alta de 6,03% em fevereiro com aumento do diesel

Reajuste da Tabela da ANTT, Selic elevada e crescimento econômico influenciaram aumento

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
17/03/2025 08h50 - Atualizado há 2 semanas
Frete registra alta de 6,03% em fevereiro com aumento do diesel
Foto: Reprodução

O preço médio do frete por quilômetro rodado no Brasil subiu 6,03% em fevereiro, alcançando R$ 7,39 segundo a mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR). O aumento foi influenciado pela alta do diesel, reajustes na Tabela da ANTT e maior demanda do setor de transportes, reflexo do aquecimento da indústria e do agronegócio.

De acordo com Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, a elevação já era esperada devido à atualização da tabela de frete, ao aumento da taxa básica de juros (Selic) e ao fortalecimento da construção civil e do agronegócio. "A retomada da movimentação do setor produtivo ampliou a demanda por transporte, contribuindo para a alta", explica.

Outro fator determinante foi o reajuste da Petrobras para o diesel, combinado ao aumento da alíquota do ICMS sobre combustíveis, ambos em vigor desde 1º de fevereiro. O preço do diesel S-10 subiu 4,6% e o do diesel comum, 4,65%, conforme o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). "O diesel é um dos principais custos operacionais do transporte rodoviário, e qualquer variação impacta diretamente o valor do frete", ressalta Fernandes.


Notícias Relacionadas »