Os preços do algodão em pluma seguem em alta no mercado interno, ampliando a vantagem sobre os valores das exportações, segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com a entidade, vendedores estão firmes nas ofertas para os volumes remanescentes da entressafra, enquanto compradores com necessidade de aquisições no mercado spot aceitam pagar preços mais elevados, especialmente quando os lotes apresentam a qualidade desejada.
O Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em oito dias, abriu a semana com média de R$ 4,1957 por libra-peso nessa segunda-feira (24), retornando aos patamares registrados no início do ano. No acumulado de fevereiro, até o dia 24, a alta já chega a 2%. Além disso, a média parcial do mês, de R$ 4,1312/lp, supera em 5,6% a paridade de exportação, marcando a maior vantagem dos preços domésticos desde abril de 2023, quando os valores internos chegaram a ficar 12,1% acima da paridade.
Os dados indicam que o mercado segue aquecido, impulsionado pela menor oferta da entressafra e pela maior demanda por produtos de qualidade específica.