Inflação dos alimentos desacelera para 0,61%

Segundo o IBGE, o IPCA-15 registrou a menor alta desde setembro de 2024

- Da Redação, com Agência Brasil
26/02/2025 09h15 - Atualizado há 1 mês
Inflação dos alimentos desacelera para 0,61%
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A prévia da inflação de fevereiro mostrou desaceleração nos preços dos alimentos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) indica que, neste mês, houve alta de 0,61%, a menor desde setembro de 2024 (0,05%). A informação foi divulgada nesta terça-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação dos alimentos tem sido uma das principais preocupações do governo. Entre os fatores que têm elevado o custo figuram questões climáticas. O IPCA-15 de fevereiro mostrou que os alimentos tiveram impacto de 0,14 ponto percentual (p.p.) no índice geral.

O IBGE apontou que a alimentação no domicílio subiu 0,63%, abaixo do registrado em janeiro, 1,10%. Os principais aumentos foram da cenoura (17,62%) e do café moído (11,63%). Entre as quedas, destacam-se a batata-inglesa (-8,17%), o arroz (-1,49%) e as frutas (-1,18%).

A alimentação fora do domicílio, por sua vez, desacelerou de 0,93% para 0,56% em fevereiro. Dentro deste subgrupo, a refeição (0,43%) e o lanche (0,77%) tiveram variações inferiores às observadas no mês anterior, que foram de 0,96% e 0,98%, respectivamente.

Apesar da desaceleração dentro do IPCA-15 de fevereiro, a inflação dos alimentos no acumulado de 12 meses está acima da inflação geral. Enquanto o IPCA-15 soma 4,96%, o grupo de alimentos e bebidas registra 7,12%. Em janeiro, o acumulado dos alimentos era de 7,49%, e em dezembro chegou a 8%.

Entre os itens alimentícios que mais influenciaram o IPCA-15 de fevereiro, o café moído teve uma alta de 11,63% e a refeição subiu 0,43%. Por outro lado, os principais produtos que registraram baixa foram a batata-inglesa (-8,17%), o arroz (-1,49%), a banana-d'água (-4,98%), o óleo de soja (-1,96%), o limão (-17,35%) e o leite longa vida (-0,67%).

O IPCA-15 funciona como prévia da inflação oficial e o IPCA é a inflação oficial. Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A diferença é que os preços são pesquisados antes mesmo de acabar o mês de referência, justamente para servir como prévia. Em relação à divulgação atual, o período de coleta foi de 15 de janeiro a 12 de fevereiro.


Notícias Relacionadas »