Com a projeção de que a safra de grãos 2024/2025 alcance um recorde histórico no Brasil, o governo federal anunciou, na quarta-feira (5), um plano estratégico para o escoamento da produção. A expectativa é de um crescimento de 8,3%, totalizando 322,47 milhões de toneladas de grãos.
Para assegurar a eficiência no transporte dessa grande quantidade de produção, os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR), dos Transportes e da Agricultura e Pecuária apresentaram um plano focado no fortalecimento da infraestrutura portuária, rodoviária e ferroviária do país. O governo federal destinará R$7,15 bilhões para essas melhorias, incluindo investimentos públicos previstos pelo MPor e valores contemplados no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025.
O ministro Carlos Fávaro, destacou a relevância da iniciativa para a logística agrícola. “A gente não dá a dimensão e o valor da força brasileira, da força de empresários, da produção agrícola, da infraestrutura, de construção de obra, de empresários que acreditam em concessões, empresários que acreditam no crescimento desse país e estão fazendo as coisas acontecerem. O resultado disso é o crescimento da economia, é o crescimento das oportunidades”, afirmou.
Segundo o Ministério dos Transportes, no ano passado, os corredores agropecuários receberam R$3,6 bilhões em melhorias nas principais rotas, por onde escoaram aproximadamente 298 milhões de toneladas de alimentos como arroz, feijão, soja e milho.
“O Brasil cresce em exportação porque tem infraestrutura de qualidade. E esse é um desafio nosso, porque a safra vai aumentar ainda mais”, ressaltou o ministro Renan Filho durante o evento de lançamento.