A União Europeia (UE) atingiu nesta terça-feira (31) a meta de vacinar 70% de sua população adulta contra a covid-19. A marca foi celebrada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que agradeceu às “muitas pessoas que tornaram possível esta grande conquista”.
Leia mais:
Depois de um início lento da campanha, os países da UE aceleraram a aplicação de doses e agora estão entre os que possuem as taxas mais altas de vacinação em todo o mundo. Mas Von der Leyen pediu que os europeus sigam se vacinando para combater a disseminação do vírus e de variantes mais transmissíveis, como a delta.
A líder europeia também afirmou que a UE continuará ajudando o restante do mundo a lutar contra a covid-19. Segundo ela, o bloco já exportou 700 milhões de doses de vacinas desde dezembro do ano passado, metade do total produzido na região.
“Precisamos que mais europeus se vacinem. E precisamos ajudar o resto do mundo a vacinar também. Continuaremos apoiando os nossos parceiros”, escreveu ela em uma mensagem postada no Twitter.
Von der Leyen também destacou que a UE é a maior contribuinte do Covax Facility, o consórcio liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para distribuir vacinas para os países mais pobres do mundo.