09/01/2025 às 11h24min - Atualizada em 09/01/2025 às 11h24min
Nordeste lidera crescimento econômico no Brasil em 2024
PIB regional avança 3,8%, superando a média nacional; Paraíba e Rio Grande do Norte se destacam
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Arquivo/Agência Brasil O Nordeste foi destaque no cenário econômico brasileiro em 2024, registrando o maior crescimento regional do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgada no último dia 3, a economia nordestina cresceu 3,8%, acima da média nacional de 3,5%.
A Paraíba liderou os índices de crescimento com uma alta de 6,6%, seguida pelo Rio Grande do Norte, que avançou 6,1%. Esses estados figuraram entre os dez melhores desempenhos econômicos do país. O Ceará também se destacou, ocupando a 11ª posição no ranking nacional, com crescimento de 3,9%.
Os setores de serviços e indústria impulsionaram o resultado regional, com altas de 4% e 3,4%, respectivamente, superiores às médias nacionais. Apesar disso, o agronegócio enfrentou retração, com queda de 1,7%, embora menor que a média brasileira de 2,5%.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou o papel das políticas de incentivo para o crescimento regional. “O Novo PAC, a Nova Indústria Brasil e o foco na sustentabilidade estão transformando o Nordeste em um motor de oportunidades para o Brasil”, afirmou, destacando ainda a retomada da Ferrovia Transnordestina e o aumento da oferta de crédito para empreendedores.
No mercado de trabalho, o Nordeste acumulou a geração de 2,2 milhões de empregos até novembro de 2024, com a taxa de desocupação reduzida para 6,1%.
2025
Para este ano, o Banco do Brasil projeta um crescimento de 1,9% para a economia nordestina, com o agronegócio liderando a recuperação e alta estimada de 2,9%, seguido pelos setores de serviços e indústria.