O governo brasileiro anunciou na segunda-feira (6) que a Indonésia é o primeiro membro pleno a ingressar no BRICS em 2025. Com uma população de mais de 284 milhões de habitantes, a Indonésia ocupa a 10ª posição mundial em termos de paridade de poder de compra, conforme dados do Banco Mundial.
A adesão foi celebrada pelo governo brasileiro, que destacou a importância da Indonésia para a reforma das instituições de governança global e sua contribuição para a cooperação do Sul Global, temas prioritários durante a presidência brasileira do BRICS.
A entrada da Indonésia segue o consenso entre os membros do BRICS, aprovado na cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023. A expectativa é que até nove novos países, incluindo Cuba, Bolívia, Malásia e Tailândia, ingressem no bloco este ano. Além disso, países como Nigéria, Turquia, Argélia e Vietnã devem confirmar sua adesão.
Com a Indonésia, o BRICS já conta com 10 membros efetivos, após a entrada de Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Arábia Saudita em 2024.