O preço médio dos combustíveis no Brasil encerrou 2024 com alta, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). O levantamento aponta que o etanol registrou aumento acumulado de 18,61% ao longo do ano, alcançando um preço médio de R$ 4,27. Já a gasolina subiu 9,39%, encerrando o período a R$ 6,29 por litro.
“Além dos reajustes ao longo do ano, a alta nos combustíveis também foi provocada pela valorização do dólar em comparação ao real, principalmente nas últimas semanas de 2024. Fatores de infraestrutura também influenciam o preço final para o consumidor nos postos”, explicou Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Apesar do aumento expressivo no preço do etanol, Pina ressaltou que o biocombustível segue como uma opção economicamente viável em diversas regiões do país, além de ser uma alternativa sustentável, contribuindo para a redução das emissões de carbono.
O IPTL é calculado com base nas transações realizadas em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, consolidando informações de mais de 1 milhão de veículos administrados pela marca. O índice oferece uma média precisa e confiável, apoiada em uma estrutura robusta de data science.
Com mais de 30 anos de experiência, a Edenred Ticket Log atua na linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, oferecendo soluções inovadoras para facilitar os processos diários de seus clientes e atender às necessidades de um mercado em constante evolução.