30/12/2024 às 10h08min - Atualizada em 30/12/2024 às 10h08min

​MBPS celebra o lançamento do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos: uma conquista construída com diálogo e colaboração

Equipe executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável
Imagem: Divulgação
A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) tem o orgulho de anunciar um marco muito importante para a pecuária sustentável: o lançamento do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), apresentado pelo ministro Carlos Fávaro, hoje (17), em cerimônia oficial.
 
Como única entidade multissetorial que representa toda a cadeia de valor da pecuária – dentro e fora da porteira –, a MBPS teve papel estratégico em todas as etapas de construção deste plano.
 
Nos últimos dois anos, a Mesa Brasileira se dedicou intensamente na elaboração de uma proposta estruturada em oito pilares sanitários e socioambientais fundamentais, visando a criação e implementação de um sistema de rastreabilidade abrangente para o rebanho nacional. Essa proposta, apresentada ao MAPA em março, serviu como base para os debates conduzidos no Grupo de Trabalho (GT) de Rastreabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que atuou sob a gestão da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) entre junho e agosto.
 
O plano apresentado pelo MAPA reflete diretamente o trabalho liderado pela MBPS e suas contribuições técnicas, ao incorporar os seis pilares sanitários essenciais para viabilizar a rastreabilidade individual do rebanho brasileiro. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a sustentabilidade no setor, fortalecendo a transparência e a confiabilidade nos mercados nacional e internacional.
 
“Este é um momento de celebração para todos nós da MBPS, que trabalhamos intensamente para representar as diferentes categorias da cadeia de valor e garantir que suas necessidades fossem contempladas. Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira está mais forte do que nunca”, afirma Aécio Flores, coordenador do GT de Rastreabilidade da MBPS e representante no GT do MAPA.
 
Lisandro Inakake, que também representou a MBPS nas discussões, destaca: "O lançamento do Plano Nacional de Identificação de Bovinos demonstra a capacidade única da MBPS de unir forças e liderar debates fundamentais para o setor pecuário brasileiro. Fomos uma das principais vozes nesse processo, assegurando que as demandas de todos os elos da cadeia fossem ouvidas e contempladas. Este é um passo essencial para promover uma pecuária mais sustentável, fortalecendo nosso alinhamento com as exigências globais e reforçando a competitividade do Brasil no mercado internacional."
 
A MBPS reafirma sua posição como referência na promoção de práticas sustentáveis e seu compromisso com o desenvolvimento de uma pecuária mais transparente e sustentável para o Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.