20/12/2024 às 09h01min - Atualizada em 20/12/2024 às 09h01min
Governo aprova testes para aumentar mistura de etanol na gasolina
Protocolo avalia viabilidade do E30 e prepara terreno para o Combustível do Futuro
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a aprovação de um protocolo para testes que avaliarão a viabilidade técnica de aumentar o teor de etanol anidro na gasolina para 30% (E30). Atualmente, a mistura permitida é de 27%. Os testes, conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), ocorrerão entre janeiro e fevereiro de 2025.
Os estudos envolverão ensaios de pista, medições de emissões, análises do sistema On-Board Diagnostics (OBD) e testes de partida a frio. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também participará, analisando a estabilidade do E30. O relatório final está previsto para o fim de fevereiro.
A iniciativa faz parte da implementação da Lei Combustível do Futuro, que visa permitir, no futuro, uma mistura de até 35% de etanol à gasolina. O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, explicou que a ampliação dependerá da regulamentação técnica, viabilidade comprovada e definição pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
O protocolo foi construído com a colaboração de diversas entidades do setor automotivo e de biocombustíveis, como Anfavea, Unica, Abraciclo e Sindipeças. As entidades reforçaram a necessidade de diversidade nos testes para garantir resultados representativos da frota nacional e ofereceram veículos para auxiliar nos estudos.