06/12/2024 às 15h22min - Atualizada em 06/12/2024 às 15h22min

MERCOSUL e União Europeia finalizam acordo de parceria

Foram realizadas sete rodadas de negociações presenciais entre os dois blocos nos últimos dois anos

- Da redação, com MAPA
Foto: Ricardo Stuckert

Na tarde desta sexta-feira (6) os Presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e da Comissão Europeia anunciaram a conclusão das negociações do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia. O anúncio foi feito por ocasião da LXV Cúpula do Mercosul, que se iniciou na mesma data em Montevidéu.

Esse acordo de Parceria Mercosul-União Europeia, passará agora para o processo de preparação para seguir com a assinatura para concluir o maior acordo comercial já feito pelo Mercosul e uma das maiores áreas de livre comércio bilaterais do mundo. Juntos, o Mercosul e a União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e economias que, somadas, alcançam aproximadamente US$22 trilhões de dólares. 

 

O anúncio da conclusão das negociações culminaram no processo iniciado em 2023, quando o Mercosul, coordenado pelo Brasil, e a União Europeia retomaram a tentativa de acordo. Foram realizadas sete rodadas de negociações presenciais entre os dois blocos nos últimos dois anos. Todas reuniões realizadas em Brasília. 

 

O acordo é visto como uma realização de forma inovadora e abre oportunidade de comércios e investimentos sem comprometer a capacidade de implementação de políticas públicas em áreas cruciais como saúde, desenvolvimento industrial e inovação. Com orientação do Presidente Lula, o texto do Acordo anunciado nesta tarde assegura a preservação de espaço para políticas públicas em compromissos sobre compras governamentais, comércio no setor automotivo e exportação de minerais críticos.  

 

O acordo também disponibiliza mecanismos para lidar com eventuais impactos negativos de medidas unilaterais que possam afetar as exportações do Mercosul. Os dois blocos alinharam compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável que adoram abordagem colaborativa e equilibrada.

Maior acordo bilateral do País

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Carlos Fávaro, comemorou o acordo assinado entre países do Mercosul e União Europeia. Em vídeo publicado na rede social, o ministro afirmou que esse é um dia histórico para a diplomacia e para a agropecuária brasileira. “Vinte e cinco anos nós buscávamos esse acordo. Esse acordo prevê mais liberdade comercial, por exemplo zero tarifas para frutas, café e outros produtos. Cotas importantes para açúcar, carne de frango e carne bovina”, enfatizou o Fávaro. Veja o vídeo completo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.