21/07/2021 às 15h31min - Atualizada em 21/07/2021 às 15h31min

Países asiáticos registram recordes de infecções e mortes com avanço da delta

O avanço da variante delta, mais contagiosa que a cepa original do vírus da covid-19, continua causando estragos em vários países asiáticos. Nesta quarta-feira, vários deles registraram números recordes de infecções e mortes provocadas pela doença.

Novo epicentro global da pandemia, a Indonésia confirmou mais 1.383 óbitos causados pelo vírus, o maior número registrado pelo país desde a detecção do primeiro caso da doença. Além disso, mais 33.772 pessoas foram infectadas nas últimas 24 horas.

Por causa do avanço da variante delta, o presidente indonésio, Jodo Widodo, anunciou na terça-feira a prorrogação do “lockdown” em vigor no país desde o início de julho até domingo.

A avaliação do governo é de que a medida já conseguiu reduzir os contágios após um pico de mais de 50 mil casos diários. No entanto, especialistas dizem que a queda pode estar sendo provocada por uma redução nos testes realizados nos últimos dias.

Na Índia, onde a delta foi inicialmente detectada, foram confirmadas mais 3.998 mortes por covid-19. O número é muito superior ao registrado no país nos últimos dias, após o pico de infecções causado pela nova cepa, entre abril e maio.

A alta ocorreu por causa de uma revisão dos dados em Maharasthra. As autoridades do Estado mais rico da Índia confirmaram nesta quarta-feira mais 3.509 mortes que ainda não haviam sido incluídas no balanço oficial da pandemia. O Ministério da Saúde não deu explicações sobre o acréscimo.

A revisão ocorreu um dia depois de um estudo ter indicado que o número de mortes por covid-19 na Índia pode superar 4 milhões, sendo até dez vezes maior do que informado pelo balanço oficial do governo. Outra pesquisa estimou que dois terços da população do país já teriam anticorpos contra o vírus.

Outro país afetado por uma nova onda da covid-19, a Tailândia registrou 13.002 novos casos nas últimas 24 horas, recorde desde o início da pandemia. Além disso, outras 108 pessoas morreram no país após serem infectadas pelo vírus.

Na Coreia do Sul, as autoridades confirmaram nesta quarta-feira um recorde de 1.784 novos casos de covid-19, uma alta também provocada pela variante delta, segundo as autoridades de saúde. Mas, apesar da marca, o país não observou até o momento um aumento significativo nas hospitalizações e nas mortes causadas pelo vírus.

A Malásia também registrou recorde de mortes por covid-19 nesta quarta-feira: 199. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, mais 11.985 casos da doença foram confirmados no país nas últimas 24 horas, elevando o total para 951.884.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.