04/12/2024 às 10h02min - Atualizada em 04/12/2024 às 10h02min

PIB da agropecuária registra queda de 0,9% no 3º trimestre de 2024, impactado por cana, milho e laranja

Setor agropecuário enfrenta desafios com clima desfavorável e queda de produtividade em diversas culturas

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: reprodução

O setor agropecuário brasileiro registrou uma queda de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2024, apesar do avanço de 0,9% do PIB geral do país. A redução no setor reflete a menor produção e produtividade de algumas culturas, com destaque para a cana-de-açúcar (-1,2%), milho (-11,9%) e laranja (-14,9%), de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Além das condições climáticas adversas, como estiagem, a sazonalidade de algumas culturas também impactou negativamente a produtividade. Segundo a economista Juliana Inhasz, do Insper, o desempenho do agro no ano tem sido preocupante, com recuo estimado em 3% até o momento, o que não tem contribuído para o crescimento do PIB de 2024, que é projetado em 3,3%.

 

No entanto, a revisão do PIB de 2023 e 2024 pelo IBGE trouxe novidades. A revisão do PIB de 2023 passou de um crescimento de 2,9% para 3,2%, com a agropecuária revisada de 15,1% para 16,3%. Essas revisões refletem a incorporação de novas fontes de dados, como a Produção Agrícola Municipal e a Produção da Pecuária Municipal, que antes não estavam disponíveis nas estimativas anteriores.

 

A queda do setor agropecuário no terceiro trimestre destaca os desafios enfrentados pela agricultura brasileira, que, apesar de ser um dos maiores exportadores mundiais, se viu impactado por fatores climáticos e uma produtividade abaixo das expectativas.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.