03/12/2024 às 08h35min - Atualizada em 03/12/2024 às 08h35min

Incêndios comprometem mais de 50% dos canaviais no Brasil

Pesquisadores apontam desafios na recuperação do solo e propõem práticas mais sustentáveis

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

A estiagem prolongada e os incêndios florestais registrados desde maio deste ano deixaram danos severos nos canaviais brasileiros, com mais da metade das áreas atingidas comprometidas sem possibilidade de recuperação, segundo estudo realizado pela Massari Fértil em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

 

“A seca foi tão intensa que canaviais novos, de 2º, 3º e 4º cortes, simplesmente não brotaram. Estimamos que mais de 50% dessas áreas apresentam falhas de brotação inviáveis economicamente para replantio ou tratos culturais”, destacou Cláudio Monteiro, químico da Massari.

 

Com a chegada das chuvas, o setor enfrenta agora o desafio de restaurar solos cuja cobertura de palha foi reduzida a cinzas, eliminando nutrientes essenciais. Entre as soluções propostas, está o plantio de cana sobre cana utilizando o sistema Meiosi fase 1, com preparo reduzido do solo e aplicação de corretivos micronizados para mitigar a erosão e recuperar a fertilidade.

 

Pesquisas do IAC também indicam que o aumento de mais de 1°C nas temperaturas máximas e mínimas desde 1980 agrava o cenário. “É indispensável realizar análises regulares do solo e adotar novas práticas para manter a produtividade e evitar perdas financeiras”, alertou Monteiro, reforçando a urgência de adaptação às mudanças climáticas.


 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.