A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) considerou satisfatória a retratação feita pelo CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, após declarações polêmicas sobre a carne brasileira. Em carta enviada ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Bompard destacou o elevado padrão de qualidade e sanidade dos produtos brasileiros, essenciais para a segurança alimentar no Brasil e em mais de 150 países.
“A nova manifestação faz jus à maior organização varejista atuante no Brasil, reconhecendo os enormes esforços dos produtores para atender aos mais elevados padrões globais”, afirmou a ABPA, que declarou o assunto encerrado.
A entidade ressaltou a parceria sólida entre o setor de proteína animal do Brasil e o mercado europeu, com exportações de 7,7 milhões de toneladas de carne de frango para a União Europeia desde 2000, gerando mais de US$ 17 bilhões em receitas cambiais e impulsionando o emprego e a renda no interior do país.
A ABPA também destacou o papel fundamental do ministro Carlos Fávaro e do secretário Luís Rua na defesa da imagem da cadeia produtiva brasileira, assegurando o respeito e a soberania do Brasil como líder global na produção de alimentos.