Os preços do etanol no mercado paulista mantiveram a trajetória de alta em novembro, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Nas três primeiras semanas do mês, a média do Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado no estado de São Paulo foi de R$ 2,6197 por litro, um aumento de 3,9% em relação ao mês anterior. O etanol anidro também registrou valorização, com alta de 3,2%, alcançando um preço médio de R$ 2,9042 por litro.
Pesquisadores do Cepea atribuem o movimento às chuvas intensas nas principais regiões produtoras, como Goiás, Minas Gerais e partes de São Paulo, que dificultaram a colheita e a moagem da cana-de-açúcar da safra 2024/25. Além disso, a redução no ritmo de processamento resultou em uma oferta mais controlada, permitindo que vendedores mantivessem firmeza nos preços de negociação.
Por sua vez, a demanda permaneceu aquecida, influenciada pelos três feriados de novembro (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra), que estimularam as vendas de etanol hidratado no mercado spot.