18/11/2024 às 10h51min - Atualizada em 18/11/2024 às 10h51min

CICB lança guia referencial para rastreabilidade de peles bovinas no país

Equipe executiva da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável
Foto: reprodução
Caros, leitores. Esta semana, trazemos um texto sobre o Guia de padrões e melhores práticas para monitoramento e rastreabilidade na cadeia do couro, elaborado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), organização associada à MBPS. Boa leitura!

O Brasil ganhou uma nova referência para controle de informações sobre os fornecedores de peles bovinas do país. Trata-se do Guia CICB de Matéria-prima - padrões e melhores práticas para monitoramento e rastreabilidade de peles bovinas na cadeia do couro. O documento foi construído pela equipe técnica do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio de associados e do Grupo de Trabalho da Rastreabilidade da organização. É um instrumento de adesão voluntária que compartilha os detalhes para a obtenção de dados de peles junto à cadeia de produção.

Explica Ricardo Andrade, assessor técnico e de sustentabilidade do CICB e que coordenou a publicação, que o guia converge com o momento atual da produção de couro no país, que tem a iminência da entrada em vigor de regulamentos internacionais ligados à conformidade e monitoramento de animais e seus produtos. “Essa concepção foi altamente demandada pelo mercado e adotada pelo CICB. Mesmo que os regulamentos do exterior ainda não tenham divulgado como será a exigência de seus padrões, o Guia mostra de forma didática todo o processo para a obtenção das informações pertinentes às peles bovinas no país, com o modelo de registro e sua respectiva responsabilidade na cadeia”, destaca Andrade. O assessor sublinha que o documento foi previamente analisado por entes ligados à pauta da rastreabilidade de peles bovinas no país, como entidades setoriais e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Guia CICB de Matéria-prima disponibiliza de forma aberta, a todos os atores ligados à dinâmica de produção, uma normatização que entrega ao mercado transparência, segurança e aprimoramento contínuo no trabalho. O documento tem versão em português e em inglês, com certificação de autoria registrada em Blockchain (todos os direitos de propriedade intelectual reconhecidos e assegurados em 170 países).


Acesse agora e baixe sem custo!
 
As opiniões contidas neste documento não refletem necessariamente a opinião da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.