14/11/2024 às 08h52min - Atualizada em 14/11/2024 às 08h52min

Brasil e China firmarão acordos estratégicos no agro durante visita de Xi Jinping

Parcerias incluem investimentos em infraestrutura, ciência e tecnologia, e exportação de novos produtos agrícolas

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução
Na próxima semana, durante a visita de Xi Jinping ao Brasil, os governos brasileiro e chinês irão formalizar uma série de acordos e memorandos de entendimento em áreas estratégicas, incluindo agricultura, comércio, infraestrutura, finanças, ciência e tecnologia. O encontro entre o presidente chinês e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrerá em Brasília no dia 20, com o objetivo de reforçar os laços bilaterais e promover parcerias que beneficiem ambos os países.
 
De acordo com Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, as negociações buscam alinhamento em setores como infraestrutura, desenvolvimento industrial, transformação ecológica e tecnologia. Os investimentos chineses no Brasil, especialmente em infraestrutura e produção industrial, deverão receber novo impulso com a assinatura de protocolos que também ampliam o portfólio de produtos agrícolas brasileiros exportados para a China.
 
Além dos comerciais, as parcerias financeiras e tecnológicas entre Brasil e China também terão destaque. Desde a visita de Lula a Pequim em 2023, iniciativas estão sendo desenvolvidas pelo BNDES e Ministério da Fazenda para fortalecer o cofinanciamento de projetos e fomentar a negociação de fundos brasileiros em bolsas chinesas e vice-versa. No campo da ciência e tecnologia, cooperações avançam em áreas como energias limpas, inteligência artificial e mecanização agrícola.
 
A visita de Xi Jinping marca ainda o ponto alto das celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países, consolidando a China como principal parceira comercial do Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.