07/11/2024 às 09h59min - Atualizada em 07/11/2024 às 09h59min
Chuva forte e nebulosidade tomam conta do país; confira a previsão
Instabilidade climática tem sido a marca deste início de novembro em grande parte das cinco regiões brasileiras
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução Nesta quinta-feira (7), o Brasil enfrenta um dia cinza marcado por fortes pancadas de chuva e intensa nebulosidade, afetando grande parte das cinco regiões do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início de novembro está caracterizado por um padrão climático instável, que traz desafios tanto para a população quanto para os setores produtivos.
Sul
Na Região Sul, as chuvas intensificaram-se em grande parte da faixa Sul, abrangendo os três estados. A previsão é de muita nebulosidade, com precipitações de moderada a forte intensidade. A única exceção é a região Sul do Rio Grande do Sul, onde o sol predomina, oferecendo algum alívio para os moradores locais.
Sudeste
No Sudeste, a chuva avança novamente sobre o estado de São Paulo e a faixa oeste de Minas Gerais, acompanhada de muita nebulosidade ao longo do dia. Nas demais áreas, incluindo a faixa central e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o sol surge entre as nuvens, com previsão de pancadas isoladas de chuva.
Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste continua sob influência de precipitações, com chuva presente nos quatro estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A nebulosidade é predominante, e as pancadas de chuva são de forte intensidade, especialmente nas áreas mais internas e urbanas.
Nordeste
No Nordeste, o tempo permanece instável na faixa sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com previsão de fortes pancadas de chuva. Nas demais áreas, como o litoral da Bahia e Rio Grande do Norte, o sol predomina, com possibilidade de chuvas isoladas ocasionais.
Norte
A Região Norte também enfrenta condições climáticas adversas, com chuva prevista sobre o Amazonas, sul do Pará, Tocantins, leste do Acre, Rondônia e Roraima. As precipitações são de forte intensidade ao longo do dia, enquanto nas demais áreas, o sol aparece intercalado com pancadas isoladas devido ao calor e à umidade da região.