01/11/2024 às 09h54min - Atualizada em 01/11/2024 às 09h54min
Aumento da mistura de biodiesel ao diesel enfrenta obstáculos, diz Anfavea
Associação de fabricantes avalia viabilidade para B20, mas alerta que B25 não é factível no curto prazo
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirmou que a elevação da mistura de biodiesel no óleo diesel, prevista para atingir 25% (B25) nas próximas décadas, ainda não é viável no curto prazo. Segundo Henry Joseph Junior, diretor de Sustentabilidade da Anfavea, o avanço para uma mistura de 20% (B20) é mais realista e tecnicamente viável em um primeiro momento. "Podemos alcançar o B20 mais rapidamente, mas o B25 requer uma análise mais profunda e gradual”, disse o diretor durante workshop promovido pelo Ministério de Minas e Energia.
Atualmente, a legislação exige um percentual de 14% de biodiesel misturado ao diesel, que deve ser elevado para 15% em março de 2025, conforme previsto na Lei do Combustível do Futuro. Essa lei estabelece que a mistura obrigatória de biodiesel poderá chegar a 20% até 2030 e, dependendo de novas análises, atingir 25% a partir de 2031. No entanto, qualquer elevação é condicionada à viabilidade técnica e ao impacto regulatório, com o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) encarregado de determinar os percentuais.
A Anfavea também sugeriu que a combinação de biodiesel com outras fontes de biocombustíveis, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado), seja considerada para assegurar a qualidade e estabilidade do produto final. “As novas especificações da ANP para biocombustíveis representam um avanço, mas ainda precisamos realizar testes que envolvam consumidores e distribuidores, considerando localizações diversas e volumes variados”, enfatizou Joseph Junior.
Esse debate ocorre em meio a uma disputa entre o setor energético e o agronegócio, especialmente em relação à exclusão do diesel coprocessado (diesel R5) da nova legislação e à demanda por testes antes de elevar o teor de biocombustível.