A região central do Brasil deve receber grandes acumulados de chuva nesta semana e no início da próxima, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os volumes de precipitação podem ultrapassar os 100 mm em locais do Amazonas, Mato Grosso, centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.
De acordo com o Inmet, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, a previsão do tempo varia nas diferentes regiões do país. Na Região Sul, o início da semana será de tempo firme, mas chuvas isoladas podem ocorrer no Paraná e leste de Santa Catarina entre quarta (30) e quinta (31). A partir de 3 de novembro, a instabilidade se intensifica no Paraná e, posteriormente, em Santa Catarina, com precipitações que podem variar de 20 a 70 mm. O Rio Grande do Sul, no entanto, deverá permanecer com tempo firme.
No Centro-Oeste e Sudeste, a combinação de umidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) resultará em acumulados significativos em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, variando entre 30 e 80 mm. A partir de 2 de novembro, pancadas de chuva devem se intensificar em Mato Grosso do Sul e centro-oeste de São Paulo, com volumes superiores a 80 mm. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, as chuvas podem alcançar até 40 mm.
A Região Norte também será afetada, especialmente na parte oeste e sul do Amazonas, sul do Tocantins e Rondônia, onde as precipitações podem variar entre 30 e 80 mm. Entretanto, áreas do Amapá, centro-norte do Pará e partes de Roraima devem ter volumes menores, abaixo de 10 mm.
Por outro lado, a previsão para a Região Nordeste é de tempo quente e seco na maior parte. Contudo, na quinta-feira (31), a nebulosidade deve aumentar no oeste e sul da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, resultando em pancadas de chuva isoladas, especialmente no litoral da faixa leste do Nordeste, com acumulados que podem ultrapassar 20 mm.
O boletim do Inmet também indica temperaturas elevadas em várias regiões. As máximas podem superar os 38°C no interior do Norte e Nordeste. A convergência de umidade entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste deve manter temperaturas entre 22°C e 28°C durante a semana. Em Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Goiás, os termômetros podem registrar acima de 30°C, enquanto na Região Sul, as máximas variam entre 22°C e 34°C.
As temperaturas mínimas também são preocupantes, superando 26°C em áreas da Região Norte, Piauí e Maranhão. No Sul e Sudeste, as mínimas devem variar entre 8°C e 18°C, enquanto no Centro-Oeste, os valores mínimos ficarão entre 20°C e 26°C em algumas localidades.