24/10/2024 às 09h44min - Atualizada em 24/10/2024 às 09h44min

Cepea e CNA divulgam preços de feijões carioca e preto no Brasil

Iniciativa visa reduzir a divergência de informações na cadeia produtiva e acompanhar a evolução dos preços

- Da Redação, com Cepea

Em um esforço conjunto para estruturar e divulgar informações sobre a cadeia produtiva do feijão, o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) anunciaram que, a partir desta semana, começarão a disponibilizar diariamente os preços médios regionais dos feijões carioca e preto. Essa iniciativa marca a 32ª cadeia agropecuária acompanhada pelo Cepea.

Desde abril, uma equipe de pesquisadores do Cepea e da CNA vem realizando levantamentos em campo, consultando centenas de agentes do setor, incluindo produtores rurais, cooperativas e atacadistas. Os dados coletados serão utilizados para calcular e armazenar os preços médios em microrregiões, que abrangem estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e o oeste da Bahia. O objetivo é garantir que os valores reflitam condições isopreços, ou seja, sem a influência do frete.

Os preços divulgados referem-se ao feijão em armazém, em sacas de 60 kg, à vista e sem ICMS. Serão apresentados preços para diferentes classificações de feijão, como o carioca em peneira 12 e notas 9,0 ou superiores, e o feijão preto tipo 1. A amostra será submetida a procedimentos estatísticos rigorosos para assegurar a qualidade e a confiabilidade das informações.

Com essa nova ferramenta, os agentes da cadeia produtiva terão acesso diário aos valores médios das negociações, o que deve ajudar na definição de ajustes nas ofertas de compra e venda. Além disso, as informações podem auxiliar na avaliação da rentabilidade, sazonalidade e identificação de períodos propícios para negócios. Acompanhar a evolução dos preços também permitirá que entidades representativas do setor demandem ações para garantir a sustentabilidade da atividade.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.