A previsão do tempo para esta semana (30 de setembro a 4 de outubro) indica a chegada de uma frente fria intensa na região Sul, acompanhada por chuvas e temporais que devem afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre terça e quarta-feira, rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h, além de granizo, ameaçam lavouras e estruturas agrícolas, principalmente no Rio Grande do Sul, onde o solo já está saturado de água. Há ainda risco de alagamentos e deslizamentos em algumas áreas.
No Centro-Oeste, o calor extremo persiste, especialmente em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva irregulares estão previstas para o norte e noroeste de Mato Grosso, enquanto temporais com risco de granizo e ventos fortes podem ocorrer entre quarta e sexta-feira. Essas chuvas podem ajudar na umidade do solo, mas ainda não são suficientes para garantir o início da semeadura da nova safra.
No Sudeste, o calor domina a semana, com máximas que podem ultrapassar os 40°C em algumas regiões de São Paulo. A previsão de chuva é leve, especialmente no Espírito Santo e em Minas Gerais, o que mantém a preocupação com os cafezais e o risco de incêndios. Enquanto isso, no Norte, chuvas fortes trazem alívio para estados como Acre e Amazonas, mas temporais e ventos podem causar transtornos.