24/09/2024 às 09h58min - Atualizada em 24/09/2024 às 09h58min

Chuvas podem chegar ao sul e centro-oeste nos próximos 15 dias

Frente fria promete trazer precipitações significativas ao Rio Grande do Sul e avanço para Paraná e São Paulo; temperaturas seguem elevadas

- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: reprodução

De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos 15 dias trarão a expectativa de chuvas em diversas regiões do Brasil, especialmente no Sul, parte do Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba.

 

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destacou que, a curto prazo, a Metade Sul do Rio Grande do Sul deverá receber volumes elevados de precipitação, particularmente entre quarta e quinta-feira, devido à passagem de uma frente fria. Este sistema frontal pode se deslocar, provocando chuvas também no Paraná e em São Paulo no final da semana.

 

Além disso, a previsão indica que estados como Rondônia e a região do Parecis poderão ter chuvas nos próximos cinco dias. Pancadas isoladas são esperadas em partes de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Acre, Pará e no norte do Tocantins. No Nordeste, o tempo deve permanecer aberto, exceto na faixa litorânea. Um alerta é emitido em relação às temperaturas, que permanecerão elevadas em grande parte do país durante esta semana.

 

Santos ainda observou que as chuvas devem intensificar a partir do final de semana, embora de forma irregular. A primeira semana de outubro deverá ser marcada por precipitações esparsas sobre Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e na região do Matopiba.

 

Com relação ao plantio de soja, o especialista afirmou que a regularização das chuvas deve ocorrer apenas na segunda metade de outubro, o que é crucial para os agricultores. Os meses de novembro e dezembro prometem chuvas mais frequentes, enquanto janeiro pode apresentar um padrão de precipitações irregulares. 

 

A meteorologista Ludmila Camparotto complementou que o Paraguai deverá começar a receber chuvas no final da semana, embora as precipitações sejam mais concentradas no sul do país, com volumes irregulares no norte. Camparotto também alertou que o início de outubro pode trazer chuvas igualmente irregulares para o país.
 

As previsões climáticas são fundamentais para o planejamento das atividades agrícolas, e as próximas semanas devem ser observadas com atenção por produtores de diversas regiões.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.