10/09/2024 às 10h09min - Atualizada em 10/09/2024 às 10h09min
São Paulo retoma alerta para incêndios florestais e temperaturas devem atingir 33°c
Defesa Civil emite aviso para risco elevado e recomenda cuidados com a saúde
- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil A Defesa Civil do estado de São Paulo renovou até esta terça-feira, 10, o alerta de risco elevado para incêndios florestais em todo o território estadual. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas continuarão em elevação nos próximos dias, com a umidade relativa do ar alcançando níveis críticos, abaixo dos 35%.
Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas poderão atingir 33 graus Celsius (ºC) nesta terça, com a umidade do ar prevista para ficar abaixo dos 35%.
A Defesa Civil recomenda cuidados com a saúde, incluindo hidratação constante, consumo abundante de água e proteção contra a exposição solar. É aconselhado evitar atividades físicas ao ar livre durante os horários mais quentes e usar soro para proteger os olhos e nariz.
Qualidade do ar preocupa
De acordo com o boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a qualidade do ar na capital paulista está comprometida. Das 22 estações de monitoramento, dez indicavam qualidade do ar "muito ruim", dez mostravam "ruim" e apenas duas registravam qualidade "moderada".
A região da Ponte dos Remédios, na Marginal do Tietê, apresentou a pior qualidade do ar, com altos índices de Partículas Inaláveis Finas (MP2,5), que podem penetrar profundamente no sistema respiratório e estão associadas a riscos aumentados de doenças cardíacas e pulmonares.