05/09/2024 às 09h42min - Atualizada em 05/09/2024 às 09h42min

Datagro reduz projeção de safra e produção de açúcar após queimadas em SP

Queimadas e seca afetam produção; consultoria estima queda na safra de cana e na produção de açúcar

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Reprodução
A consultoria Datagro revisou para baixo suas previsões para a safra de cana e a produção de açúcar no centro-sul do Brasil para a temporada 2024/25. Em seu relatório divulgado nesta quarta-feira, 4, a Datagro estimou a safra de cana em 593 milhões de toneladas, uma redução de 9 milhões de toneladas em relação à estimativa anterior. Essa diminuição é atribuída ao impacto da seca prolongada e às queimadas que atingiram várias áreas no Estado de São Paulo.

De acordo com a Datagro, o aumento significativo de incêndios, muitos deles de origem criminosa, no final de agosto levantou preocupações sobre as condições dos canaviais, que já estavam comprometidos pela estiagem. A consultoria destacou que os incêndios ainda estão sendo avaliados em termos de perdas, mas a extensão da área afetada já sugere desafios para a colheita. As usinas precisam processar a cana queimada rapidamente para evitar perda de qualidade.

A produção de açúcar na região centro-sul foi ajustada para 39,3 milhões de toneladas, abaixo dos 40,025 milhões de toneladas projetados anteriormente. Comparado com o ciclo passado, isso representa quedas de 9,4% na produção de cana e 7,4% na de açúcar.

Por outro lado, a produção total de etanol, que inclui etanol de cana e milho, foi revista para 32,52 bilhões de litros, uma redução de 0,44 bilhão de litros devido aos efeitos adversos na safra de cana, resultando em um recuo anual de 3,2%. A produção de etanol de milho, no entanto, teve uma revisão positiva, passando de 7,7 bilhões para 8,0 bilhões de litros, o que representa 24,6% da oferta total de etanol na região para a atual temporada.

O mix de produção para açúcar foi mantido em 49,6%, em comparação com 48,9% na safra anterior. A Datagro continuará monitorando o impacto dos incêndios e a condição dos canaviais, podendo realizar novos ajustes nas estimativas conforme necessário.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.