02/09/2024 às 12h00min - Atualizada em 02/09/2024 às 12h20min

PR: plantio da safra de verão deve começar sem umidade ideal, diz meteorologista

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 2 - O plantio da safra de verão 2024/25 no Paraná deve se iniciar com umidade do solo abaixo do ideal por causa da escassez de chuvas no Estado, disse o meteorologista Luiz Renato Lazinski, durante um webinar promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), na tarde de sexta-feira (30). "O início da safra será marcado por solo com pouca umidade, com níveis baixos em todo o Estado, o que não é suficiente para garantir boas condições de plantio", alertou Lazinski, acrescentando que não há previsão de chuvas significativas nas áreas produtoras até o fim de setembro.

Lazinski destacou que o Paraná, segundo maior produtor de grãos do Brasil, deve enfrentar um período de temperaturas elevadas nos próximos dias, com máximas de 35 a 36 graus em algumas regiões, sem perspectiva de chuvas, o que deve agravar a situação do solo. "O produtor que pretende plantar mais cedo vai ter que esperar", observou. "Até teremos algumas chuvas nos próximos dias, mas serão abaixo da média e bastante irregulares, o que é prejudicial."

Conforme o meteorologista, são esperadas precipitações volumosas e bem distribuídas somente em outubro. "Em novembro, as chuvas vão diminuir gradualmente, com riscos de veranicos. Em anos de La Niña, como o que está por começar, esses veranicos podem ser mais prolongados, chegando a até 15 dias, o que pode causar danos às lavouras. Ano de La Niña não oferece condições climáticas ideais para as culturas de verão. As chuvas só devem voltar com força em janeiro", explicou.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.