26/08/2024 às 15h15min - Atualizada em 26/08/2024 às 15h15min
Governo informa que neste momento não há focos de incêndio no estado de São Paulo
Não há focos ativos de incêndios neste momento; estradas estão liberadas e algumas Etecs das regiões de Ribeirão Preto e Franca adotam aulas remotas
- Da Redação, com Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Foto: reprodução Na tarde desta segunda-feira, 26, o Governo de São Paulo informou que não há focos ativos de incêndio no estado, embora 48 municípios estejam em alerta máximo, conforme os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil. Em continuidade aos esforços contra as queimadas, o gabinete de crise e o posto avançado em Ribeirão Preto permanecem operando para monitorar a situação e oferecer respostas rápidas às emergências.
Com a redução dos incêndios, as rodovias estaduais estão liberadas, e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Artesp monitoram a situação para agir em caso de novos focos que possam comprometer a segurança viária. No setor educacional, a Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a Defesa Civil, decidiu pela manutenção das aulas na rede estadual. No entanto, algumas Etecs nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, como as de Serrana, Batatais e Miguelópolis, adotaram o ensino remoto como medida preventiva.
O governador Tarcísio de Freitas anunciou um plano emergencial de saúde no domingo (25), destinado a ampliar o atendimento na região de Ribeirão Preto, onde a situação é crítica. O plano inclui o uso da telemedicina para dar suporte às unidades locais de saúde, além da criação de pontos de hidratação e fornecimento de kits de higiene às populações vulneráveis.
A Polícia Civil intensificou a investigação de incêndios criminosos, com três prisões já registradas em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira. Desde a última sexta-feira, 24, mais de 15 mil pessoas, entre profissionais da Defesa Civil, secretarias estaduais e brigadistas voluntários, atuam no combate às chamas e na orientação à população. O estado também conta com o apoio das Forças Armadas, que enviaram sete aeronaves, incluindo um KC-390, e mais de 3 mil veículos, entre equipamentos estaduais e de empresas privadas.
Em termos meteorológicos, a previsão indica um dia de sol entre nuvens, com queda significativa da umidade relativa do ar, especialmente no interior. Esse cenário pode elevar o risco de novos focos de incêndio, sendo necessário o contínuo monitoramento. Para mitigar os impactos na agropecuária, o Governo de SP disponibilizou um recorde de R$ 100 milhões para o seguro rural, oferecendo subvenções aos produtores afetados pelas queimadas e pela seca.