21/07/2021 às 15h30min - Atualizada em 21/07/2021 às 15h30min

Ciro Nogueira na Casa Civil deve esvaziar ainda mais atuação de Flávia Arruda

A escolha do presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), como ministro-chefe da Casa Civil pode melhorar as relações do governo com o Senado, onde o presidente Jair Bolsonaro tem encontrado dificuldades de articulação política. Mas, na avaliação de deputados, deve esvaziar ainda mais as atribuições da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL-DF).

  • Análise: Bolsonaro encena um clássico da política brasileira

Flávia já tinha sua pasta esvaziada antes de tomar posse porque Luiz Eduardo Ramos, atual ministro da Casa Civil, concentrava as nomeações de indicados políticos dos parlamentares. O controle da liberação de recursos das emendas de relator ao Orçamento, que formaram a base do governo, está nas mãos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Agora, com a opção por Ciro Nogueira, a Casa Civil também deve ter mais peso que a Secretaria de Governo nas negociações políticas dos projetos em tramitação no Congresso, avaliam deputados, inclusive os que são próximos da ministra.

“Quem atravessa a rua [entre o Congresso e o Palácio do Planalto] vai atrás de dinheiro e cargos. O dinheiro está nas mãos do Arthur Lira e os cargos, do Ramos. Com essa nova troca, a articulação política ficará com o Ciro e não com a Flávia”, opina um parlamentar influente.

  • Bolsonaro quer recriar Ministério do Trabalho para Onyx

Há dúvidas, entre os deputados do PL, se o esvaziamento levará a mais insatisfações dentro do partido. Flávia é deputada federal licenciada pela sigla, mas sua indicação passou mais por Lira do que pela legenda. Além disso, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tem boas relações com Ciro Nogueira.

Já interlocutores da ministra dizem que a dança das cadeiras será positiva e desafogará a Secretaria de Governo. Na avaliação deles, a secretaria ficará menos sobrecarregada nas negociações com parlamentares – segundo cálculos internos, Flávia fez mais de 700 audiências com parlamentares em menos de dois meses.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.