Brasileiros totalmente vacinados contra a covid-19 poderão entrar na Espanha sem a necessidade de cumprir quarentena a partir desta terça-feira (24), informou a embaixada do país em Brasília.
A Espanha aceitará todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que já deu sinal verde para os quatro imunizantes que estão sendo aplicados no Brasil: Pfizer/BioNTech, Janssen (Johnson & Johnson), AstraZeneca/Oxford e Coronavac.
Os viajantes devem ter completado a vacinação 14 dias antes da entrada na Espanha e apresentar o certificado digital do Ministério da Saúde, na versão em espanhol. Não são necessários testes antes do embarque.
No desembarque, porém, os passageiros terão sua temperatura medida e a documentação conferida pelas autoridades de saúde da Espanha, que podem decidir cobrar um teste de antígeno para verificar se a pessoa está ou não com o vírus.
A decisão da Espanha foi anunciada pouco depois de a Alemanha também liberar a entrada de brasileiros totalmente vacinados.
O governo alemão, no entanto, autorizou apenas viagens de pessoas imunizadas com produtos aprovados pela autoridade sanitária nacional — AstraZeneca, Pfizer e Janssen. A CoronaVac poderá ser aceita posteriormente.