08/08/2024 às 09h25min - Atualizada em 08/08/2024 às 09h25min

Friagem intensa: onda de frio fará temperatura despencar do Sul ao norte do Brasil

Boa parte do país enfrentará mínimas abaixo de 10 °c, com termômetros zerando no sul e registrando 5 °c no Sudeste e Centro-Oeste

- Da redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

Uma nova onda de frio está prestes a atingir o Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico que vinha afetando o país central. Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, a queda nas temperaturas começará nesta quinta-feira, 8, com o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste sendo os mais afetados. As temperaturas podem chegar a 0 °C no Sul, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, mínimas de até 5 °C são esperadas.

 

Essa frente fria é resultado de um ciclone que se formará nos próximos dias, além de anomalias de temperatura na Antártida que permitirão que o ar frio chegue ao Brasil. A friagem também alcançará estados do Norte, como Acre e Rondônia, onde as mínimas poderão cair para 15 °C.

 

No Sul, há risco de geada, com cidades como Bagé (RS) registrando 2 °C. No Sudeste, a mínima em Itapeva (SP) poderá despencar de 13 °C para 4 °C entre sexta, 9, e sábado, 10. No Centro-Oeste, o frio chegará um pouco mais tarde, mas já no domingo. 11, sul de Mato Grosso do Sul poderá registrar mínimas de 5 °C, com possibilidade de geada.

 

A oscilação brusca de temperatura preocupa pecuaristas, especialmente no Pantanal, onde o frio intenso pode ser fatal para o gado. A previsão também indica chuvas esparsas e mal distribuídas em várias regiões, ajudando a aliviar a seca, especialmente no Sudeste.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.