O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou nesta segunda-feira (23) que a Casa Branca está consultando países aliados sobre a possibilidade de adiar a saída das tropas americanas do Afeganistão.
Sullivan desconversou quando questionado sobre qual será a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre a manutenção de militares americanos no Afeganistão além de 31 de agosto, um tema que será discutido pelos líderes dos países do G7 em uma reunião de cúpula nesta terça-feira (24).
As declarações do assessor de Biden ocorrem depois de vários veículos de imprensa terem revelado que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anfitrião do encontro do G7, pediu ao presidente americano para adiar a retirada.
Biden e Johnson conversaram sobre o assunto por telefone nesta hoje. Mas o resumo da ligação divulgado pela Casa Branca diz apenas que EUA e Reino Unido estão comprometidos em lidar com a situação de maneira coordenada.
Sullivan também disse que funcionários do governo americano estão em contato diário com representantes do Talibã, que mais cedo afirmou que não permitirá a extensão do prazo para a saída das forças ocidentais do Afeganistão.