23/08/2021 às 14h00min - Atualizada em 23/08/2021 às 14h00min

Bolsas europeias fecham em alta puxadas por preços das commodities

As bolsas europeias fecharam em alta, com ganhos das companhias de petróleo e mineração, ao subirem os preços das commodities nesta segunda-feira. Além disso, os índices europeus receberam algum suporte do bom humor da sessão asiática, enquanto os investidores aguardam o simpósio anual do Federal Reserve (Fed, o BC americano).

O índice Stoxx Europe 600 encerrou em alta de 0,66%, a 471,88 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, subiu 0,30%, a 7.109,02 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt avança 0,28%, a 15.852,79 pontos, e o CAC 40, de Paris, ganha 0,86%, a 6.683,10 pontos. Já o FTSE MIB, de Milão, encerrou em alta de 0,55%, e o Ibex 35, de Madri, em avanço de 0,72%.

As ações de petróleo e gás puxaram os ganhos na sessão, operando em alta de 2,12% no índice pan-europeu, puxadas para cima por ganhos de mais de 5% nos preços dos contratos futuros do petróleo. As ações de recursos básicos também anotam fortes altas hoje, subindo 1,47% no Stoxx 600, recebendo suporte dos ganhos nos preços do petróleo na Bolsa de Mercadorias de Nova York.

Nesta segunda também foi divulgado o índice de atividade de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro. O indicador recuou da máxima de 15 anos anotada em julho, de 60,2 pontos, para 59,5 pontos em agosto.

O número indica leve desaceleração da atividade no mês, mas ainda bastante acima da marca dos 50 pontos, que indica expansão da atividade, de acordo com dados divulgados pela IHS Markit. A leitura ficou ligeiramente abaixo da expectativa dos economistas consultados pelo "The Wall Street Journal", de queda a 59,6 pontos.

Os investidores também seguem à espera do simpósio anual do Fed em Jackson Hole, que começa na quinta-feira e se estende até o fim de semana. Parte dos analistas espera que o presidente do BC americano anuncie o começo do processo da redução de compras de ativos durante o simpósio.

O presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, disse na sexta-feira passada que ele pode repensar a sua postura favorável à retirada de estímulos em breve, caso os casos de covid-19 comecem a pesar sobre o crescimento.

Entre os destaques desta segunda estão os papéis da rede britânica de supermercados Sainsbury, cujas ações subiram mais de 15%, após relatório indicar o interesse de compra da marca por uma empresa de private equity. As empresas de mineração Anglo American e Antofagasta fecharam com alta de 1,48% e 2,07%, respectivamente.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.