Com avanço do frio polar, temperaturas devem cair pelo Brasil nos próximos dias
Onda de frio deve atingir primeiramente os três estados do Sul, além do sul de São Paulo e grande parte de Mato Grosso do Sul
- Da Redação, com Canal Rural
08/07/2024 09h08 - Atualizado em 08/07/2024 às 09h08
Foto: Marcelo Camargo / Arquivo Agência Brasil
Uma massa de ar frio de origem polar começou a avançar pelo país no sábado, 6, e será reforçada a partir da próxima sexta-feira, 12 de julho. Este fenômeno promete trazer baixas temperaturas, neve e chuva congelada em diversas regiões, de acordo com a Climatempo.
A onda de frio deve atingir primeiramente os três estados do Sul, além do sul de São Paulo e grande parte de Mato Grosso do Sul. Cidades como Corumbá, conhecida por suas altas temperaturas, poderão registrar máximas de apenas 20°C e mínimas próximas a 10°C. Na Região Norte, áreas como Rondônia, Acre e Amazonas também sentirão os efeitos da friagem, com uma queda menos intensa de temperatura comparada ao Centro-Sul do país.
A Climatempo alerta para a possibilidade de neve e chuva congelada nas regiões serranas do Sul, especialmente entre 12 e 13 de julho. As áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são as mais propensas a experimentar esses fenômenos, com chances menores na Campanha gaúcha.
Sul As temperaturas poderão ficar abaixo de zero, com risco de geada generalizada nos três estados (RS, SC e PR). A possibilidade de neve é alta nas áreas mais elevadas.
Sudeste Frio intenso, especialmente em São Paulo, com possibilidade de geada em áreas mais elevadas
Centro-Oeste Queda acentuada nas temperaturas, com mínimas próximas a 10°C em Corumbá (MS).
Norte A friagem deve atingir Rondônia, Acre e Amazonas, embora a queda de temperatura não seja tão acentuada quanto no Centro-Sul.