28/06/2024 às 09h04min - Atualizada em 28/06/2024 às 09h04min

Frente fria e ar polar trazem temperaturas de até -5 °C e geada forte ao Sul

Inmet informa que o frio mais intenso deverá se estender no Sul do país até a semana que vem

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

A partir desta sexta-feira, 28, a região Sul do Brasil enfrentará temperaturas extremamente baixas e registro de geada forte, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse cenário é resultado da passagem de uma frente fria entre hoje e sábado, 29, acompanhada por uma potente massa de ar polar, associada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados serão Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com impactos também no sul do Paraná.

 

Segundo o Inmet, a mudança na direção e a intensificação dos ventos, prevista para o período entre o fim da sexta e o domingo, 30, intensificará a sensação de frio em toda a região Sul do país. Durante a passagem da frente fria, áreas de instabilidade podem provocar chuvas na metade norte do Rio Grande do Sul e especialmente entre Santa Catarina e Paraná no sábado. A previsão indica ainda alta umidade no norte gaúcho e em Santa Catarina ao longo da frente fria. No Paraná, a umidade se concentra no sábado.

 

Além da chuva e umidade, ventos na faixa leste do Rio Grande do Sul, soprando de oeste a sul, acentuarão o frio e ajudarão a represar o Lago Guaíba até o domingo.

 

O Inmet prevê temperaturas entre 0 °C e 5 °C nas madrugadas, começando no sábado, 29 e se estendendo até, pelo menos, a segunda-feira (1º). Em áreas da Campanha e, principalmente, nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e no sul do Paraná, as mínimas podem chegar a -5 °C. As geadas começarão entre a noite e a madrugada nas regiões mais frias no domingo e segunda-feira, com previsão de frio intenso nas áreas de baixada.

 

O instituto não descarta a possibilidade de geada entre terça, 2, e quarta-feira, 3, destacando que o fenômeno deve ser amplo, com intensidade de moderada a muito forte. No domingo, a geada será de intensidade forte a muito forte nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no extremo sul do Paraná e na região da Campanha, no oeste gaúcho.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.