24/06/2024 às 08h17min - Atualizada em 24/06/2024 às 08h17min

Frente fria e ciclone extratropical prometem muita chuva e frio nesta semana

Previsão do tempo alerta para temporais no Sul e risco de incêndios em áreas secas do Brasil

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação

A chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical trazem um cenário de muita chuva e baixas temperaturas para o Sul do Brasil nesta semana. A previsão, divulgada pela Climatempo e analisada pelo meteorologista Arthur Müller do Canal Rural, aponta para temporais significativos e riscos de ventania na região.

 

Sul

 

No Sul, a nebulosidade será intensa. Embora o oeste do Rio Grande do Sul apresente apenas nuvens, a Campanha e o litoral sul terão chuviscos. Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, temporais podem ocorrer a qualquer momento, acumulando grandes volumes de precipitação.

 

A frente fria avançará na segunda e terça-feira, trazendo temporais para o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Na quarta-feira, um ciclone extratropical próximo ao litoral gaúcho e catarinense trará novos temporais, mas o sistema se afastará rapidamente para o oceano. Na sexta-feira, uma nova frente fria atingirá o Rio Grande do Sul, avançando para os demais estados do sul durante o fim de semana.

 

O acumulado de chuva nos próximos cinco dias poderá ultrapassar 100 mm em algumas áreas, beneficiando agricultores no Paraná, mas preocupando os do Rio Grande do Sul devido ao risco de alagamentos e deslizamentos. Além disso, a semana será marcada por temperaturas abaixo de 10 ºC, com risco de geada em algumas regiões, e possíveis temperaturas negativas na serra gaúcha e catarinense.

 

Sudeste 

 

No Sudeste, o tempo firme e o predomínio de sol serão a norma no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e no interior do Espírito Santo. Chuva fraca e isolada pode ocorrer no nordeste capixaba, extremo nordeste mineiro e extremo sudeste paulista.

 

A frente fria não deve afetar muito a temperatura na região, com a chuva concentrada no extremo sudeste e litoral de São Paulo, onde o acumulado da semana pode chegar a 40 mm. Em Minas Gerais, o tempo permanecerá seco, aumentando o risco de incêndios e a necessidade de hidratação.

 

Centro-Oeste

 

A previsão para o Centro-Oeste é de tempo firme e calor em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, o sol predominará, mas com possibilidade de chuva passageira no sul do estado.

 

A baixa umidade relativa do ar, que poderá cair abaixo de 30%, e a ausência de chuva significativa prejudicarão as lavouras e pastagens, aumentando o risco de incêndios, especialmente em Mato Grosso e Goiás.

 

Nordeste

 

No Nordeste, a chuva permanecerá no litoral, especialmente em Ilhéus e Salvador. No norte do Ceará, Piauí e Maranhão, pancadas de chuva acompanhadas de raios são esperadas no fim do dia.

 

O interior da região seguirá firme e seco, com altas temperaturas prejudicando as lavouras de milho e aumentando o risco de incêndios. A colheita de algodão, contudo, deve continuar sem problemas.

 

Norte

 

No Norte, o sol predominará na segunda-feira, sem previsão de chuva no Acre, centro-sul de Rondônia, sul e sudeste do Pará e no Tocantins. Nas demais áreas, pancadas de chuva ocorrerão no fim do dia, sendo mais intensas em Roraima e no leste do Amapá.

 

Nos próximos cinco dias, a chuva se concentrará na faixa norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Acre, com volumes de até 50 mm, beneficiando as operações em campo e a recuperação de pastagens. No Tocantins, o calor e a ausência de chuva mais volumosa deixarão o milho sob estresse térmico e hídrico, aumentando o risco de incêndios.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.