21/06/2024 às 09h38min - Atualizada em 21/06/2024 às 09h38min
Volume de carne bovina disponível no mercado interno aumentou em maio
Exportações em alta e preços em queda refletiram descompasso entre oferta e demanda
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução O volume de carne bovina disponível no mercado interno aumentou de abril para maio, período considerado "final de safra". Segundo cálculos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), 613,54 mil toneladas estiveram disponíveis no atacado nacional em maio, representando um aumento de 11,6% em relação ao estimado para abril.
No balanço do ano (de janeiro a maio), a disponibilidade interna é a maior para o período desde 2018, somando cerca de 2,972 milhões de toneladas.
Pesquisadores apontam que os preços do boi em queda ao longo do ano indicam que a demanda não acompanhou a oferta. Mesmo com o aumento da produção interna, os preços continuarão recuando neste ano. Enquanto isso, as exportações seguem firmes e alcançaram recordes no acumulado de janeiro a maio.
O descompasso entre oferta e demanda também é refletido nos preços da carne bovina para consumo doméstico. Embora tenham apresentado uma redução neste ano, essa queda foi inferior à registrada nos valores do boi gordo.