O Sul do Brasil deverá enfrentar uma semana chuvosa, com previsão de acumulados de até 100 mm em algumas regiões. De acordo com a previsão do tempo para o período de 17 a 21 de junho, uma frente fria provocará temporais e chuvas intensas especialmente no Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (17), a chuva se espalha pelo Sul do país. O Rio Grande do Sul inteiro e as regiões oeste e sul de Santa Catarina terão precipitações de forte intensidade ao longo do dia. Florianópolis e o sudoeste do Paraná, incluindo Foz do Iguaçu, começarão o dia com muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer momento. As demais áreas permanecerão com tempo firme, embora com alguma nebulosidade no nordeste de Santa Catarina. O acumulado da semana pode atingir 100 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e nas áreas de divisa entre os dois estados. O alerta de tempo severo inclui risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h, que podem causar quedas de árvores e interrupções no abastecimento de energia.
No Sudeste, a semana começa com chuva leve e passageira no norte do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais. As demais áreas, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, seguirão com tempo firme e ensolarado, sem previsão de chuva significativa. A falta de precipitação preocupa as áreas produtoras de milho segunda safra, que já enfrentam restrição hídrica. A colheita do café e a moagem da cana-de-açúcar, por outro lado, são favorecidas pelo tempo seco.
No Centro-Oeste, o sol predominará e o ar continuará seco, sem previsão de chuva na maior parte da região. A umidade relativa do ar poderá cair abaixo de 30% em algumas áreas. No entanto, o sul e o extremo oeste de Mato Grosso do Sul poderão receber até 40 mm de chuva entre quarta-feira e sábado. Produtores devem ter cautela no manejo com fogo, devido ao ambiente seco que aumenta o risco de incêndios.
No Nordeste, o sol aparecerá ao longo do litoral, mas haverá variação de nebulosidade e chuvas isoladas na faixa leste da Bahia até o Rio Grande do Norte. No norte do Ceará e do Maranhão, pancadas de chuva acompanhadas de raios são esperadas. No interior, o tempo continuará firme e seco, com temperaturas que podem atingir 35 °C, prejudicando as lavouras de milho segunda safra.
Na região Norte, esta segunda-feira começou com pouca ou nenhuma chuva no sul da região, enquanto o Tocantins seguirá ensolarado. No centro-norte do Amazonas e do Pará, pancadas de chuva isoladas são previstas ao longo do dia. As chuvas mais intensas ocorrerão no noroeste do Amazonas, em Roraima e no litoral do Amapá. Nos próximos cinco dias, o acumulado de chuva pode atingir 50 mm, ajudando nas operações em campo e na recuperação das pastagens