03/06/2024 às 08h49min - Atualizada em 03/06/2024 às 08h49min

Frente fria vai provocar muita chuva no Sul e Sudeste nesta semana

No Sul, a frente fria chega já na segunda-feira, provocando chuva no litoral norte, vales e a região metropolitana de Porto Alegre

- Da redação, com Canal Rura
Foto: Reprodução
Uma frente fria avança pelo Brasil nesta semana, de 3 a 7 de junho, provocando mudanças significativas nas condições climáticas em diversas regiões do país. No Sul, a frente fria chega já na segunda-feira, trazendo chuva para o litoral norte, vales e a região metropolitana de Porto Alegre. As informações são do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
 
Na segunda-feira, o litoral norte, os Vales e a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) terão um dia nublado e chuvoso. Na metade norte do Rio Grande do Sul, o céu permanece coberto por nuvens, com chuva a qualquer momento. Em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, as pancadas de chuva serão isoladas.
 
Ao longo da semana, o acumulado de chuva deve ser de cerca de 20mm no centro-sul do Rio Grande do Sul e 15mm em Santa Catarina. Isso não deve prejudicar os trabalhos agrícolas e ajudará na reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No Paraná, a chuva se concentra no leste e centro-sul do estado, com volume não ultrapassando 10mm.
 
No Sudeste, a semana começa com sol predominando e tempo firme no Rio de Janeiro, na maior parte de São Paulo e Minas Gerais. Ao longo da semana, o acumulado de chuva será de cerca de 30mm no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A chuva também alcançará Minas Gerais, mas com acumulados não superiores a 10mm em cinco dias.
 
No Centro-Oeste, a segunda-feira pode trazer chuva fraca e isolada no extremo sul do Mato Grosso do Sul, mas no restante da região, o sol e o tempo seco predominam, aumentando o estresse hídrico nas lavouras de milho da segunda safra.
 
Já no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentará as condições de chuva no litoral norte, com pancadas a partir da tarde. O acumulado de chuva em cinco dias pode chegar a 40-50mm no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
 
Na Região Norte, a chuva se concentrará na faixa norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, com volumes de até 100mm. Isso prejudicará os trabalhos em campo devido à saturação do solo.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.