24/05/2024 às 08h40min - Atualizada em 24/05/2024 às 08h40min

Integração entre soja e abelhas aumenta produtividade em até 25% e melhora a qualidade do mel

Estudo da 4 mostra benefícios mútuos entre sojicultores e apicultores

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução

Um estudo realizado pela Embrapa revelou que a integração entre a produção de soja e a criação de abelhas pode trazer resultados positivos para ambos os lados. De acordo com a pesquisa, a presença de colmeias próximas às lavouras de soja pode aumentar a produtividade do grão em até 25%.

 

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Décio Gazzoni, autor da pesquisa, a integração entre soja e abelhas não apenas auxilia na polinização durante a florada, mas também melhora a qualidade do mel produzido. "O mel oriundo dessa união é mais aromático, suave e não cristaliza mesmo quando exposto às baixas temperaturas", explica.

 

Em média, o aumento de produtividade da soja observado foi de 12,9%. "Na prática, o que o agricultor vê é a redução de vagens chochas e a diminuição no número de vagens com apenas um grão, aumentando as com três e quatro grãos e também aumentado o peso da semente", detalha Gazzoni.

 

O pesquisador ressalta, no entanto, que é essencial o produtor seguir as recomendações de manejo integrado de pragas, evitando aplicações de defensivos durante o período de florescimento da soja, quando as abelhas a visitam.

 

Por outro lado, o apicultor também precisa manter colônias fortes e sadias, além de fazer visitas constantes às colmeias e trocar a rainha, para que a integração seja efetiva. "Se os dois lados fizerem sua parte, o apicultor produz mais mel e o agricultor produz mais soja, tendo uma renda líquida média de 13%, já que ele não precisa mudar o seu sistema de produção", afirma Gazzoni.

 

Dessa forma, a união entre sojicultores e apicultores traz benefícios mútuos, além de contribuir para uma imagem mais sustentável do agronegócio brasileiro no mercado externo.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.