Uma nova frente fria se aproxima do Brasil após um período de chuvas em diversas regiões, trazendo agora a ameaça de acidentes e temperaturas baixas, especialmente no Sul do país.
Segundo a Climatempo, uma massa de ar polar avança sobre o território nacional, impulsionada por uma área de alta pressão. Os efeitos dessas previsões meteorológicas começarão a ser sentidos a partir desta terça-feira (14).
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sofrer com o frio intenso, com risco de ocorrência na Campanha Gaúcha. Cidades como Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Jaguarão podem registrar mínimas de até 3°C.
A sensação de frio persistirá durante o dia, mesmo com a presença de sol, devido à baixa umidade do ar. O risco de ocorrência se estendeu também para outras áreas do Sul na quarta-feira (15), incluindo a serra gaúcha, a serra catarinense, regiões centrais de Santa Catarina e o sul do Paraná.
Algumas das temperaturas mínimas previstas para quarta-feira: Urupema (SC), -3°C; São Joaquim (SC), -2°C; Urubici (SC), -1°C; Bom Jardim da Serra (SC), -1°C; e São José dos Ausentes (RS), -1°C.
O frio intenso deve se prolongar ao longo da semana em todo o Sul do país. A população é orientada para se agasalhar bem e ficar atenta, especialmente aos grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Nas demais regiões, a previsão é de instabilidade com chuvas em algumas áreas, principalmente no Sudeste e no Norte. O Centro-Oeste e o Nordeste devem ter um ritmo mais estável, com pancadas de chuva isoladas.