Uma massa de ar frio avança sobre o Sul do país a partir de segunda-feira, 13, abaixando expressivamente as temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno climático deve atingir principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
De acordo com os especialistas, as temperaturas podem chegar a até 5°C abaixo da média histórica para esta época do ano. As mínimas mais baixas devem ser registradas na quarta-feira (15), quando o ar frio estiver consolidado sobre a região.
No Rio Grande do Sul, as madrugadas e manhãs poderão ter marcas inferiores a 4°C, principalmente na metade norte do estado. Já durante a tarde, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 25°C em grande parte do território gaúcho.
Além da queda acentuada nos termômetros, o Inmet alerta também para a possibilidade de ocorrência de geadas nas áreas mais frias. A orientação é para que a população se proteja do frio, principalmente crianças e idosos, evitando exposição desnecessária durante a noite e a madrugada.
As chuvas, que atingiram o Sul neste domingo (12), devem diminuir gradativamente a partir de segunda-feira (13), dando lugar a um tempo mais seco e frio.