30/04/2024 às 07h48min - Atualizada em 30/04/2024 às 07h48min
Onda de calor persiste e previsão indica altas temperaturas até meados de maio
Brasil enfrenta quarta onda de calor consecutiva, desafiando padrões climáticos para o mês de maio
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução Desde o dia 22 de abril, o Brasil está sob o domínio de uma onda de calor excepcional, e as previsões meteorológicas indicam que essa condição persistirá até pelo menos o dia 10 de maio de 2024.
No último final de semana, as temperaturas atingiram níveis extraordinários, especialmente nas regiões centrais do país, acima das expectativas climáticas usuais para esta época do ano.
No sábado, Cuiabá, no Mato Grosso, registrou uma impressionante temperatura de 37,2°C. No Rio de Janeiro, Jacarepaguá marcou 36°C, enquanto Diamante do Norte, no Paraná, alcançou 35,3°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa é a quarta onda de calor a afetar o Brasil recentemente e, segundo as previsões, ela tende a se intensificar ainda mais, persistindo por mais alguns dias. Um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, intensificando a circulação do ar e impedindo a formação de nuvens de chuva, o que contribui para o aumento das temperaturas.
Normalmente, nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e aos dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor desafia essas expectativas, trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro.
O Inmet alerta para os riscos à saúde que a onda de calor pode causar, como desidratação, exaustão e insolação. Recomenda-se beber bastante água ao longo do dia, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, usar roupas leves e frescas de cores claras, manter as casas ventiladas e cuidar especialmente dos idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde, que são os grupos mais vulneráveis aos efeitos do calor.