19/08/2021 às 18h00min - Atualizada em 19/08/2021 às 18h00min

CPI da Covid aprova quebras de sigilo de líder do governo e de advogado de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou nesta quinta-feira as quebras de sigilo fiscal do advogado Frederick Wasseff, que representa membros da família do presidente Jair Bolsonaro, e do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR).

O objetivo da quebra é saber se o advogado dos Bolsonaros teve alguma participação em negociações para a compra de vacinas pelo governo federal. Barros também é suspeito de intermediar a venda de imunizantes ao Ministério da Saúde.

Senadores pediram à Receita Federal a relação de empresas das quais Barros e Wassef participaram nos últimos cinco anos, incluindo eventuais sociedades anônimas.

A CPI também aprovou a quebra de sigilo fiscal e financeiro de influenciadores e blogueiros bolsonaristas. A decisão tem o objetivo de identificar os financiadores dos veículos, que espalharam informações falsas sobre a pandemia.

  • Leia mais: Procuradoria do DF denuncia blogueiro bolsonarista

Solicitadas pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), as quebras foram contestadas por integrantes governistas da CPI, que veem cerco à liberdade de expressão.

Após uma longa discussão, os pedidos do relator foram votados separadamente e o grupo majoritário aprovou as quebras de sigilo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já determinou que as plataformas digitais deixem de monetizar o conteúdo de alguns desses veículos.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.