24/04/2024 às 10h00min - Atualizada em 24/04/2024 às 10h00min

​Preços do etanol sobem pela 5ª semana consecutiva

Levantamento do Cepea mostra alta nos preços do etanol hidratado e anidro em São Paulo

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Reprodução
Os preços do etanol hidratado no mercado spot de São Paulo continuam sua escalada, registrando aumento pela quinta semana consecutiva. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, divulgados nesta terça-feira (23), revelam os números dessa elevação.

Durante o período de 15 a 19 de abril, o Indicador Cepea/Esalq apontou que o etanol hidratado fechou a R$ 2,4557 por litro (valor líquido de ICMS e PIS/Cofins), representando um aumento de 3,61% em relação ao período anterior. Já o etanol anidro alcançou o valor de R$ 2,7548 por litro (líquido de PIS/Cofins), apresentando um aumento de 4,12% no mesmo comparativo.

Os pesquisadores do Cepea indicam que, nos próximos dias, com a entrada do biocombustível da safra 2024/25, as cotações podem apresentar um enfraquecimento. A expectativa é de que algumas usinas da região Centro-Sul, que enfrentaram dificuldades devido às chuvas, retomem a moagem e aumentem a oferta no mercado spot. 

Filipi Cardoso, especialista de Inteligência de Mercados da Stonex, esclarece que as usinas reduziram os preços durante a entressafra. No entanto, com o fortalecimento da demanda, o consumo de etanol atingiu níveis recordes nos últimos meses. Isso levou as usinas a aumentarem os preços para as distribuidoras, considerando a elevação da demanda, redução da oferta e uma paridade competitiva.

"A paridade do etanol alcançou agora 65%, um patamar que não víamos há muito tempo. Então, as usinas estão elevando os preços, mas esse cenário não deve se manter por muito tempo, pois com a intensificação da moagem no Centro-Sul, teremos uma elevação nos estoques de etanol, o que diminuirá o poder de barganha das usinas", explica Cardoso.

O especialista destaca ainda que o preço da gasolina está no radar do setor, pois quando há um reajuste de alta por parte da Petrobras, o preço do etanol também pode acompanhar essa tendência, já que as usinas encontram espaço para ajustar seus preços de venda.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.